sexta-feira, julho 25, 2003

Obrigado JPP!

Pela crónica de quinta-feira no público.
Existem sempre duas verdades, a verdade e a verdade credí­vel. O que conta é a verdade credí­vel, e pessoas como Ferro Rodrigues parecem ter dificuldade em perceber isso (honra lhes seja feita). Dão sistemáticos tiros nos pés por fidelidade à  verdade verdadeira.
Normalmente ninguém os atura e são rapidamente "arrumados". Aqueles personagens "redondinhos" são bem mais fáceis de aturar e convencem muito mais (a) gente.
Que é que interessa isso agora, se há ou não um esforço concertado para diminuir a liderança do PS. O que interessa é uma oposição sereninha e certeirinha, para na altura própria protagonizar a tal alternância democrática, etc., etc.
O homem, com aquela carinha e com aquela agressividade, não convence ninguem, e depois vem dizer que é tudo uma cabala, como se alguém o quisesse ouvir, bah!
E o outro, se está preso é porque está metido naquilo, sempre são juizes, bolas....
A verdade verdadeira, além de ser muitas vezes dolorosa, dá um trabalhão. É preciso pensar, querer saber, reflectir, deduzir, etc.
Chatices.....
A verdade credí­vel é muito melhor. Das larachas de cada um resulta aquela coisa "provável" que sossega as almas. De provável passa a facto, fado, destino, etc. Mas não é fortuna.
JPP tem razão, mas não toda. Não é em Ferro Rodrigues que está o ónus de completar a acusação que faz.
Se pudesse faze-lo ou se puder vir a faze-lo, com certeza que o fará. Acontece é que há "coisas" muito complicadas de materializar.
É o caso da corrupção, da pedófilia, e é claro, da conspiração, que apesar de tudo "existem na consciência de quem as pratica". Outras há que nem sequer existem de forma tão concreta e consciente.
É o caso de alguns assassinatos cometidos pela máfia. O homem ou os homens de mão do "padrinho" lêem nos olhos deste que fulano é para abater, e abatem-no. Ninguém poderá acusar o dito "padrinho" de ter dado a ordem, no entanto há uma concertação de esforços para cumprir o objectivo. O risco para os mafiosos não é grande, no caso da "ordem" ter sido mal interpretada. De qualquer maneira é menos um potencial inimigo.
Da mesma forma, qual é o problema de "queimar" Ferro Rodrigues? Nenhum, é menos um súcia a chatear. Até parece que estou a ouvi-los pensar.
Mas claro, há sempre JPP! Há alguns, muito poucos, JPP's.
Isto é que é uma grande chatice. Agora a querer saber porque é que o homem anda por aí­ a falar, ora....
E a dizer que ele é sério, ora...